O que se passa no CEM…passa-se aqui e é para si!

makerspace

Há uma nova área de negócio que está a transformar o Mundo dos negócios: Maker Space chega a Portugal…mais especificamente à Maquijig

O que é, que tipo de negócios abrange e a quem se destina?

Foi em 2005, com o lançamento da revista Make, que o movimento Makers surgiu nos Estados Unidos da América, tendo por base os recursos disponibilizados pela Internet. Mas foi passado dois anos, já em 2007, que este conceito de empreendedorismo cresceu, muito devido à introdução no Mercado da primeira impressora 3D de código aberto.  Este é um movimento de pessoas interessadas na produção de diferentes tipos de objetos e fazem-no com recurso a novos meios de produção de base tecnológica inovadora, tais como as engenharias de eletrónica, robótica, impressão 3D e equipamentos CNC, em complementaridade com outras tecnologias, mais convencionais, como a metalomecânica de precisão, maquinação de madeira e também das artes e artefactos.

O movimento cresceu e expandiu-se de tal maneira nos Estados Unidos, e mais recentemente pela Europa, que hoje há quem o veja como uma alternativa competitiva à produção de alguns produtos industriais que foram deslocalizados para outras regiões do globo ao logo dos últimos 25 anos, devido aos custos de produção mais baixos.

A expressão MAKERS aplica-se assim a uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e a inovação para iniciarem desta forma a sua atividade empresarial, em nome individual ou constituindo empresas, e que utilizam os Maker Space para lançarem os seus produtos em mercados de nicho, onde as grandes empresas e fabricantes de grandes quantidades não são competitivos.

Os Maker Space são espaços “oficina” onde se encontram instaladas as mais  variadas máquinas de produção, essencialmente máquinas CNC e onde as pequenas empresas vão executar elas próprias os seus produtos para venda no mercado, nomeadamente protótipos de peças. E neste caso as grandes empresas são presença habitual.

Do it Yourself é a filosofia subjacente a um Maker Space. O Makerspace Maquijig está em desenvolvimento/implementação e vai funcionar no CEM – Centro de Empresas Maquijig,  Armazém 1. Na Maquijig providenciamos as ferramentas, as máquinas, o software e o espaço, e o “cliente” traz a criatividade, a inovação e a imaginação.

O Makerspace Maquijig disponibilizará, além de todo o seu conceito de atuação, cursos e workshops para aprendizagem na utilização dos programas de desenho e  máquinas de produção.

Existem atualmente duas ferramentas fundamentais para o fabrico de produtos em pequena e média quantidade, personalizados de acordo com o gosto do consumidor, e também para o fabrico de protótipos de peças, essencialmente para clientes empresariais. Com o modelo de fabricação MAKERS, a personalização de artigos e a conceção de pequenos lotes deixa de ser impossível, passando, na realidade, a ser o futuro:

  • CAD-Computer Aid Design, ou seja, a utilização de software para a execução de desenhos de produtos com a ajuda do computador.
  • CAM-Computer Aid manufactoring, ou seja, a utilização de máquinas CNC para a fabricação assistida pelo computador.

O QUE SE PODE FABRICAR NO MAKER SPACE MAQUIJIG 

Os mais diversos produtos, objetos e peças, personalizados ou não, como por exemplo:

Bordados; posters, gráficos, etiquetas, sinalética, logos, autocolantes, em vinil; design criativo; desenhos/projetos de peças e objetos para os mais variados fins; protótipos de objetos e peças; artigos de artesanato (Craft); bijutaria; peças metálicas de pequena/média série; componentes para a indústria automóvel e aeronáutica;  peças soldadas; brindes; brinquedos nos mais variados materiais; peças de plástico; peças de mobiliário; projetos de arquitetura; projetos de design; peças de arte; os mais diversos artigos com personalização e feitos à medida do cliente; placas de circuitos impressos; coberturas de açúcar nos bolos; alimentos à base de chocolate derretido; produtos de confeitaria; construção de peças de betão “impressas” com a tecnologia da impressão 3D; T-Shirts com impressão; no fundo todo o género de peças/artigos que possam ser desenhados com base nos programas/software CAD e que não ultrapassem a pequena/média  quantidade, quer por condicionantes de fabrico, quer por razões de custos. Grandes séries de peças produzidas nos Maker Space ficam muito caras quando comparadas com o custo das mesmas peças produzidas por  processos  de larga escala, nomeadamente com o recurso a moldes.

Nos Maker Space devem existir em stock os materiais mais procurados pelos utilizadores, tais como madeira; vinyl; papel; tecidos; resinas; fibras; cobre; poliuretano; cera; MDF, entre muitos outros.

Quanto às máquinas disponíveis no Maker Space Maquijig, podemos encontrar:

  • Máquina de Bordar CNC
  • Máquina de Impressão 3D
  • Máquina de corte de plásticos e tecidos.
  • Máquina de corte por laser
  • Impressora a laser.
  • Impressora a jacto de Tinta.
  • Digitalizadora 2D
  • Fotocopiadora
  • Diversa Ferramenta auxiliar de produção.
  • Computadores com Software 2D e 3D para desenho e fabricação

Mais equipamentos, ver em www.makerspace.pt

Alguns exemplos de Maker Place:

O Maker Place de S.Diego na Califórnia USA – é um espaço muito completo, adequado ao grande mercado que são os EU, onde o empreendedorismo é muito forte e onde os empresários recorrem cada vez mais a esta modalidade de desenvolvimento dos seus negócios, dispensando o aluguer/aquisição de instalações próprias e da realização de elevados investimentos  na compra de equipamentos de desenho e fabrico. Mais informações sobre este Makers Place em www.makerplace.com. Outros Maker Place: www.sparkfun.com, www.metrixcreatespace.com.

Para pedido de mais informações:
e-mail: ritasampaio@maquijig.com , info@maquijig.com
Tel.: +351 212 389 110
Tlm.: +351 960 498 050

 
 

Partilhar artigo