Makerspace Maquijig começa a ganhar forma com a aquisição de novos materiais: CNC Shapeoko 2 é a mais recente coqueluche

Os Maker Space são espaços “oficina” onde se encontram instaladas as mais variadas máquinas de produção, essencialmente máquinas CNC e onde as
pequenas empresas vão executar elas próprias os seus produtos para venda no
mercado, nomeadamente protótipos de peças.

Mais recentemente adquirimos uma máquina CNC para fabricação assistida por computador: a CNC Shapeoko  2. Saiba tudo sobre a nova máquina em www.inventables.com.

Assim, o Makerspace Maquijig começa a ganhar forma, com um espaço pensado ao pormenor e já a reunir ferramentas para os nossos membros.

Existem atualmente duas ferramentas fundamentais para o fabrico de produtos em pequena e média quantidade, personalizados de acordo com o gosto do consumidor, e também para o fabrico de protótipos de peças, essencialmente para clientes empresariais. Com o modelo de fabricação MAKERS, a personalização de artigos e a conceção de pequenos lotes deixa de ser impossível, passando, na realidade, a ser o futuro:

  • CAD-Computer Aid Design, ou seja, a utilização de software para a execução de desenhos de produtos com a ajuda do computador.
  • CAM-Computer Aid manufactoring, ou seja, a utilização de máquinas CNC para a fabricação assistida pelo computador.

Quanto às máquinas disponíveis no Maker Space Maquijig, já podemos encontrar:
Máquina de Bordar CNC
Máquina de Impressão 3D
Máquina de corte de plásticos e tecidos.
Máquina de corte por laser
Impressora a laser.
Impressora a jacto de Tinta.
Digitalizadora 2D
Fotocopiadora
Diversa Ferramenta auxiliar de produção.
Computadores com Software 2D e 3D para desenho e fabricação

Veja a lista completa de equipamentos em www.makerspace.pt

No Makerspace Maquijig podem ser fabricados os mais diversos produtos, objetos e peças, personalizados ou não, como por exemplo:

Bordados; posters, gráficos, etiquetas, sinalética, logos, autocolantes, em vinil; design criativo; desenhos/projetos de peças e objetos para os mais variados fins; protótipos de objetos e peças; artigos de artesanato (Craft); bijutaria; peças metálicas de pequena/média série; componentes para a indústria automóvel e aeronáutica; peças soldadas; brindes; brinquedos nos mais variados materiais; peças de plástico; peças de mobiliário; projetos de arquitetura; projetos de design; peças de arte; os mais diversos artigos com personalização e feitos à medida do cliente; placas de circuitos impressos; coberturas de açúcar nos bolos; alimentos à base de chocolate derretido; produtos de confeitaria; construção de peças de betão “impressas” com a tecnologia da impressão 3D; T-Shirts com impressão; no fundo todo o género de peças/artigos que possam ser desenhados com base nos programas/software CAD e que não ultrapassem a pequena/média quantidade, quer por condicionantes de fabrico, quer por razões de custos. Grandes séries de peças produzidas nos Maker Space ficam muito caras quando comparadas com o custo das mesmas peças produzidas por processos de larga escala, nomeadamente com o recurso a moldes.

Nos Maker Space devem existir em stock os materiais mais procurados pelos utilizadores, tais como madeira; vinyl; papel; tecidos; resinas; fibras; cobre; poliuretano; cera; MDF, entre muitos outros.

Para pedido de mais informações:
e-mail: ritasampaio@maquijig.com , info@maquijig.com
Tel.: +351 212 389 110
Tlm.: +351 960 498 050

 
 

Partilhar artigo