A liderança não é algo que se impõem às pessoas, é algo que se faz com elas

Liderança

Neste artigo a Maquijig dá-lhe algo em que refletir. São conceitos chave que um verdadeiro líder deve ter em conta para gerir a sua equipa com o foco não apenas nos resultados, mas principalmente na obtenção de confiança e compromisso por parte dos colaboradores.

Liderar pessoas é o oposto de tentar controlá-las

Os recursos humanos nunca foram tão sofisticados, diversificados e informados como nos nossos dias. Em resultado desta realidade, a gestão autoritária do género “ou é à minha maneira ou rua”, já não funciona. No fundo as pessoas procuram algo de diferente – e de melhor – na liderança das organizações. Exigem líderes que não obtenham apenas resultados, mas que ganhem também a confiança e o respeito das suas equipas. A verdadeira liderança significa mais do que obter apenas resultados. Significa obter a confiança e o compromisso da equipa. Muitos líderes concentram-se apenas na parte dos resultados e esquecem-se do pessoal. Martelam na cabeça das pessoas até que as tarefas estejam concluídas. Para eles a definição de sucesso assenta no volume de produção da equipa a curto prazo.

A liderança não se manifesta apenas no que acontece quando o líder está presente, manifesta-se também no que acontece quando não está presente

O verdadeiro teste da liderança passa por ganhar a confiança e o respeito da equipa, estimular a motivação das pessoas e ajudá-las a chegar mais longe. Em consequência disto, o grupo irá trabalhar em conjunto como uma verdadeira equipa, alcançando bons desempenhos, constantes ao longo do tempo – mesmo que o líder não esteja por perto.

Se pudesse atribuir a um líder uma qualquer qualidade, qual a que escolheria? Qual a Mistura Secreta para uma verdadeira liderança?

1º ingrediente: A Integridade – A integridade estabelece as bases para a confiança e para o respeito. A construção de uma infraestrutura de confiança e de respeito é o primeiro passo em direção a uma cultura de integridade.

Liderar com integridade significa ser a pessoa que gostaria que os outros fossem

A confiança constrói-se quando os valores e os comportamentos são correspondentes

As pessoas tendem a respeitá-lo mais quando aquilo que diz e aquilo que faz são uma e a mesma coisa

2º ingrediente: A Parceria – A parceria desenvolve as potencialidades da equipa. Isto significa que os líderes devem colaborar com os seus funcionários, devem aprender e  evoluir em conjunto como uma unidade. Essencialmente, a parceria é uma questão de reciprocidade: ambos (líder e elementos da equipa) sentem os efeitos dos ganhos e das perdas.

A chave para uma verdadeira liderança é a relação que o líder constrói com a sua equipa 

Partilhar informação sobre a situação da empresa coloca todos no mesmo registo

É mais fácil subir a montanha quando se sobe acompanhado

3º ingrediente: O Louvor – o último ingrediente da Mistura Secreta para uma verdadeira liderança – faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Ou seja: o louvor permite que as pessoas saibam que aquilo que fazem é importante. O louvor é facilmente colocado em prática através de um sentido “obrigada(o)”. Pode fazer-se uma enorme diferença  no modo como as pessoas se sentem consigo mesmas, se o líder disser que aprecia os esforços dos elementos da equipa e que reconhece que aquilo que eles fazem é importante. A chave está em seguir a regra dos elogios verdadeiros e eficazes. A juntar a isto, podem ser institucionalizadas pausas de higiene mental para alívio do stresse e como recompensa por desempenhos brilhantes; dias de folga pagos; vales-oferta para sessões de massagem; atividades lúdicas no local de trabalho; iniciativas de desenvolvimento do espírito de equipa e oferta de cartões de sócio de ginásios, etc.

O elogio é uma maneira fácil, barata e extremamente eficaz das pessoas sentirem que são apreciadas

Cada um de nós tem o poder de reconhecer e de recompensar as qualidades dos outros

Conseguirá ir muito mais longe se parar para recarregar baterias

Líderes e equipas que promovam e ponham em prática estes ingredientes são chamados de Embaixadores da Mistura Secreta. E porque não transformar estes conceitos em crachás e surpreender a sua equipa, levando um diferente todos os dias? E porque não oferecer um crachá a cada colaborador?

Fica a ideia. Boa liderança! Bons negócios!

 
 

Partilhar artigo