6 formas para motivar a sua equipa e conseguir melhores resultados operacionais

6 formas para motivar a sua equipa

Ajudar os colaboradores a darem o seu melhor, procurar parcerias com outras empresas e celebrar as pequenas conquistas do dia a dia são algumas recomendações que a Maquijig deixa a todos os empresários, independentemente da dimensão da sua empresa.

Manter os funcionários motivados é essencial para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. Basta pensarmos é a equipa que está na linha de frente e tem contacto direto com os clientes. Os seus colaboradores são também a face da sua empresa.

Mas atenção, há que não confundir motivação com momentos de alegria e entusiasmo. Muitos empreendedores pensam que alegrar os seus colaboradores é permanente, em vez de analisar profundamente o estado “anímico” da equipa, recorrem a práticas de curta duração.

A Maquijig deixa-lhe 6 dicas fáceis de implementar para criar uma equipa mais coesa e potenciar a imagem da sua empresa:

1 – Aproxime a equipa Crie uma prática para que as pessoas se conheçam melhor. Esta é uma maneira dos próprios funcionários entenderem quais são as principais dificuldades de cada departamento. Pode ser durante um café ou um almoço em que o tópico da conversa é falar um pouco sobre o que cada um faz. O gestor também deve investir mais tempo para estar mais próximo da equipa, uma vez que um contato mais próximo transmite o sentimento de que o líder está presente para remar ao lado dos funcionários nas conquistas mas também nos insucessos.

2 – Feedback sempre, mas em privado O feedback deve ser sempre feito individualmente e não na frente de toda a equipa. Uma crítica ou um elogio são normais e não há que ter medo de os transmitir, é o seu negócio que está em jogo! Mas, para que tenha um resultado positivo, deve ser sempre feito em privado, esclarecendo o que o colaborador não devia ter feito, mostrando como fazer melhor para a próxima. Além disso, é importante que o gestor se mantenha tranquilo ao discursar com o colaborador para que este lide com a crítica de uma forma construtiva e atinja o objetivo que o negócio precisa.

3 – Assuma uma postura de “mentor” e estimule a equipa Uma das melhores formas de capacitar a sua equipa é participando nos custos de uma formação para melhorar o desempenho. Um líder não olhará para esta ação como um custo, mas sim como um investimento, pois a empresa beneficiará de cada euro investido. E não precisa de ser um curso, se a empresa está realmente empenhada em ensinar, o gestor pode identificar um bom livro e oferecer a cada um dos colaboradores. Até pode fazer um desafio, por exemplo, que assente na melhor palestra resumo sobre a matéria do livro e gerar à volta deste evento uma discussão sã entre toda a equipa. Todos têm a aprender. Aprender e fazer coisas novas diariamente estimulará toda a empresa.

4 – Estimule a participação dos funcionários na gestão empresarial Instigar os funcionários a terem ideias, mesmo que essas não possam ser aplicadas de imediato na empresa, é uma maneira de ter um ambiente de trabalho mais produtivo, fazendo com que os colaboradores tenham mais confiança neles mesmos e mostrando que a opinião de cada um conta e que você conta com ela! Um ambiente de trabalho mais descontraído pode ser mais produtivo e motivador para todos. As melhores ideias podem, por exemplo, ser premiadas com um vale-presente ou um voucher para um almoço. O importante a reter é que o empreendedor deve considerar compartilhar a informação com a sua equipa sempre que possível.

5 – Pesquise parcerias Uma forma económica de agregar mais benefícios à sua equipa é fazer parcerias com outras empresas. Entrar em contato com ginásios, creches, universidades, restaurantes, padarias ou escolas de idiomas para negociar descontos para os funcionários são alguns exemplos. Faça uma pesquisa com a sua equipa antes e identifique quais são os benefícios principais que os funcionários gostariam de ter e que mais vantagens trarão a curto, médio ou longo prazo à empresa, consequência do melhoramento da performance de todos.

6 – Celebre as conquistas, as pequenas vitórias diárias Quando a sua equipa atinge metas ou soluciona um problema, é preciso celebrar. O empresário não pode perder este momento. Um pequeno-almoço, uma happy hour, nada que seja muito caro, mas que crie impacto. A longo prazo, isso pode fazer a diferença, pois aumenta a competitividade da empresa, por via da motivação e fomenta o team work.

 
 

Partilhar artigo