10 empresas que tiveram o seu início em garagens, na mala do carro…

Ideias

…Na sala de estar ou no quarto de uma residência de estudantes e que mudaram para sempre a nossa realidade quotidiana. Apontamos 10 empresas que hoje em dia são mundialmente conhecidas e de sucesso, mas temos a noção que muitas ficaram pelo caminho. Até estas empresas que hoje em dia são das maiores do Mundo, tiveram os seus altos e muitos baixos. O que as diferencia, no entanto, foi a insistência dos seus líderes e a motivação após cada tentativa/erro.

Estas empresas foram criadas em diferentes alturas, desde os anos 30 à mais recente, em 2005. Épocas de maiores ou menores dificuldades financeiras. Ou seja, independentemente de haver crise, uma boa ideia pode transformar-se num negocio altamente sustentável e mudar a vida de cada um de nós.

Este é um artigo para motivar, para dar ideias. Para despertar o sonho que há em cada empreendedor e que por vezes, ou na maioria das vezes, não chega a ver a luz da realidade por falta, entre muitas outras coisas, de um empurrão inicial, tão, mas tão importante.

Boas leituras!

Facebook

Fundador: Mark Zuckerberg

Onde: no quarto da residência de estudantes em Harvard

Quando: 2004

A história do lançamento daquela que é atualmente a maior rede social do Mundo é controversa, sobretudo devido à batalha legal que Mark Zuckerberg trava até hoje com três colegas de Harvard que o acusam de lhes ter roubado a ideia. A acreditar na versão de “Zuck”, a rede social (lançada como ‘www.thefacebook.com’) foi preparada no seu quarto na residência de estudantes da universidade. Atualmente, o Facebook é a página de Internet mais visitada do Mundo, a única a ultrapassar as páginas da Google, que dominam o top 10 dos domínios. A rede social que já deu origem a um filme de Hollywood conta neste momento com mais de 500 milhões de utilizadores.

Google

Fundadores: Larry Page & Sergey Brin
Onde: na garagem

Quando: 1998

Inicialmente, Larry e Sergey chamaram ao seu motor de busca BackRub, alojando-o nos servidores da Universidade de Stanford. Após receberem os primeiros investimentos, Larry e Sergey trabalharam ainda sozinhos, pelo que se estabeleceram temporariamente numa garagem. Quando decidiram mudar o nome ao BackRub, optaram pelo nome Google, inspirado na palavra “googol”, um termo matemático para o numeral 1, seguido de 100 zeros. Um termo adequado não apenas à missão de organizar a informação quase infinita disponível na Internet, como também ao número de resultados que uma pesquisa no Google normalmente devolve.

YouTube

Fundador: Chad Hurley, Steve Chen & Jawed Karim

Onde: nos escritórios da PayPal

Quando: 2005

A lenda reza que os três trabalhadores da PayPal começaram a trabalhar no website YouTube porque estavam a ter problemas em partilhar vídeos gravados num jantar festivo, se bem que um dos fundadores já negou a história e este tipo de “lendas” são artimanhas comuns das start-ups tecnológicas. O ano de 2005 chegou para estabelecer o YouTube como revolucionário: em fevereiro, o trio começou a desenvolver o produto, que acabou por ser lançado em dezembro desse mesmo ano, disponibilizando nessa altura mais de três milhões de vídeos por dia. Hoje em dia o site conta com mais de dois mil milhões de visualizações por dia e a cada minuto são introduzidas no site mais de 48 horas de vídeo.

eBay 

Fundador: Pierre Omidyar

Onde: em casa de Pierre Omidyar

Quando: 1995

Inicialmente, Pierre Omidyar, programador iraniano nascido em França, chamou à sua empresa AuctionWeb. Na altura trabalhava a partir de casa, e uma estratégia de relações públicas levou-o a dizer mais tarde aos media, que começou a empresa para conseguir caixas de doces “Pez” para a sua mulher, uma história que já foi entretanto desmentida. A empresa mudou de nome para Echo Bay Technology, mas o domínio echobay.com já estava em uso, o que levou a empresa a abreviar o nome para eBay. Atualmente, o eBay é o maior site de leilões online, e uma referência comum na cultura popular, como no segmento de Jay Leno “Stuff we found on eBay”, onde o apresentador mostra objetos estranhos encontrados no site.

LinkedIn

Fundador: Reid Hoffman

Onde: na sala de estar

Quando: 2003

Fundada oficialmente em 2003, a rede social profissional LinkedIn começou por operar na sala de estar de Reid Hoffman. O site foi lançado no dia 5 de maio, após cinco dos fundadores terem convidado cerca de 350 dos seus contactos mais importantes para se juntarem à rede. Por esta razão, o site era conhecido entre os respetivos funcionários como “Cinco de LinkedIn”, uma referência ao Cinco de Mayo, uma celebração mexicano-americana que se comemora especialmente nos Estados Unidos. Atualmente, o LinkedIn é lucrativo e conta com mais de 50 milhões de utilizadores, incluindo executivos de praticamente todas as empresas da Fortune 500.

Dell

Fundador: Michael Dell

Onde: no quarto da residência de estudantes da Universidade do Texas

Quando: 1984

Michael Dell é uma daquelas pessoas a que podemos chamar sem qualquer dúvida um “self-made man”. Começou a fazer upgrades a computadores no quarto 2713 da residência de estudantes da Universidade do Texas e pouco depois pediu uma licença de venda para poder concorrer aos concursos de fornecimento de material do Estado do Texas. Confiando na estratégia de vender computadores por encomenda diretamente aos clientes, bastou um ano para Dell reunir dinheiro suficiente para deixar a universidade e comprar um centro de escritórios no Norte de Austin. Hoje, a Dell está cotada entre as 50 primeiras empresas da Fortune 500 e é uma das maiores empresas de TI do Mundo.

Nike

Fundadores: Phil Knight & Bill Bowerman

Onde: no porta-bagagens do carro de Phil

Quando: 1964

Fundada com o nome de “Blue Ribbon Sports”, a Nike passou os seus dois primeiros anos sem poder ser encontrada em qualquer loja tradicional. A empresa, aliás vendia os seus produtos diretamente a partir do porta bagagens do carro de Phil Knight. Finalmente, em 1966, os dois sócios abriram a primeira loja e a partir daí nunca mais pararam de crescer, sobretudo depois do lançamento da primeira marca própria de sapatos, a Swoosh. Em 1978, a Blue Ribbon Sports mudou de nome para Nike, a marca que viria a tornar-se um dos símbolos absolutos deste mercado.

Apple

Fundadores: Steve Jobs & Steve Wozniak

Onde: na garagem da família Jobs

Quando: 1976

Dada a popularidade da Apple, já se sabe que os seus muitos fãs conhecem de cor e salteado as suas humildes origens. Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a trabalhar na garagem dos pais de Jobs. Wozniak dirigia a faceta técnica da operação com os seus dotes de inventor, montando motherboards rústicas mas inovadoras que se viriam a tornar um dos baluartes do chamado “computador pessoal”. Wozniak e Jobs continuaram a trabalhar na garagem até que o multimilionário Mike Markkula decidiu investir 250 mil dólares na empresa, que deixou de ser uma mera parceria entre Wozniak e Jobs. Esta história já é tão conhecida que faz parte de um filme televisivo de 1998, “Pirates of Silicon Valley”. Mas nem o filme poderia fazer prever a ascensão meteórica da empresa na primeira década do milénio, especialmente depois do lançamento do iPod. Mais recentemente, em 2013 (este ano) estreou em Portugal a 22 de agosto o filme “JOBS” que aborda a história da formação da Apple, depois da morte de Steeve Jobs em outubro de 2011.

Mattel

Fundadores: Ruth & Elliot Handler

Onde: na garagem da casa na Califórnia

Quando: 1945

A empresa que se popularizou por fabricar a Barbie, deu os primeiros passos pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Os fundadores foram os recém-casados Ruth e Elliot Handler, que decidiram começar a empresa na garagem da sua casa no Sul da Califórnia. A Mattel começou por fabricar e vender molduras fotográficas antes dos Handlers começarem a usar as sobras de materiais para fazer casas de bonecas. Não levou muito para que se apercebessem que o fabrico de brinquedos era mais lucrativo do que as molduras, o que marcou a mudança mais dramática na história da empresa. Em 1955, a Mattel teve outro momento-chave no seu percurso, quando começou a patrocinar um novo programa de televisão, “The Mickey Mouse Club”, lançando pouco tempo depois o seu produto mais clássico – a Barbie.

Hewlett Packard

Fundadores: Bill Hewlett & David Packard

Onde: na garagem de uma casa alugada

Quando: 1939

A garagem onde, em 1939, começou a Hewlett Packard é hoje “famosa peça de imobiliário”, e muitos consideram-na o local onde “começou Silicon Valley” (ideia imortalizada com a placa que a HP colocou junto à garagem de Palo Alto). Em 2004 a HP anunciou que se ia esforçar por restaurar a garagem ao estado original, como Hewlett e Packard a tinham conhecido quando começaram a agora lendária empresa tecnológica. O projeto ficou pronto em dezembro de 2005 e a garagem é, neste momento, uma das peças de imobiliário mais importantes da HP, que até ser recentemente ultrapassada pela Samsung, era a maior empresa de TI do Mundo.

 
 

Partilhar artigo